sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Voluntariado - ser ou não ser?

Muita gente, inclusive eu mesma, tem estranhado a diminuição drástica da execução das minhas "artes". Tenho estado completamente envolvida em trabalhos voluntários e, mesmo que eu não queira, isso toma um bocado de tempo e inspiração.

Gostaria de falar aqui sobre o trabalho voluntário e incentivar vocês a tentar seguir pelo mesmo caminho, que é extremamente gratificante e envolvente.
Desde que minha mãezinha se foi, e nisso já se vão 3 anos, tenho participado sempre da festa de Natal da Casa de Felipe, no Lar de Frei Luiz, em Jacarepaguá e sempre que posso dou uma passadinha por lá para rever os idosos e dar um pouquinho de carinho. Todo ano cada um dos 23 idosos recebe um apadrinhamento e participa da festa de Natal (geralmente no último sábado antes do Natal), onde é feita uma grande ceia de almoço com a participação de todos os padrinhos e idosos. A festa é linda, feita com muito carinho e posso garantir que recebemos muito mais do que damos. Este ano já está praticamente fechada a lista de apadrinhamentos - se houver interesse, você pode contactar a Núbia, que é a coordenadora da Casa de Felipe pelo e-mail freiluizcasadefelipe@gmail.com
Este ano aconteceu uma coisa curiosa e pude perceber a grandeza de Deus: - no ano passado eu fui madrinha de uma idosa chamada Maria do Carmo (que está na foto comigo). Imaginei que continuaria sendo sua madrinha "ad eternum" e me senti um tanto quanto "traída" quando recebi a lista de idosos a serem apadrinhados e vi que a Maria do Carmo já tinha uma madrinha. Rezei e pedi inspiração seguinte: - como sou uma pessoa que me apego facilmente e me entrego por inteira, a lógica é que eu fique fazendo um rodízio entre os idosos para distribuir um pouquinho a mais do meu amor para cada um deles em especial e que, quando chegasse a hora de um deles partir, eu não estivesse tão apegada como estava com minha mãezinha e assim não sofreria tanto com esta "transferência". Pois então, Deus é maravilhoso e justo!
Se você quiser ver as fotos tiradas durante estes anos na Casa de Felipe, é só seguir este link http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150106197991661.296581.84996441660&type=1 e se desejar fazer algum comentário nas fotos, é só você clicar em curtir na página http://www.facebook.com/pages/Mel-Gama/84996441660 que a janelinha se abre para você.

Há cerca de 4 meses comecei um trabalho voluntário no Hemorio. Todas as quintas pela manhã. Comecei no Salão de Doadores com a captação de doadores, mas o trabalho não foi estimulante e, como não gosto de ficar parada, pedi a transferência para o Café da Manhã que é oferecido gratuitamente aos pacientes que precisam fazer exames e, em geral, chegam lá de madrugada para entrar na fila. Geralmente chego no Hemorio antes das 7h e saio por volta das 10:30 / 11h. Como sou considerada "novata" no grupo, ainda estou tentando acompanhar o ritmo dos voluntários mais antigos e não atrapalhar. Em julho tivemos uma Festa Junina que foi oferecida aos pacientes e eu me encantei por uma delas (Aparecida que está na foto comigo) que está com leucemia e todas as quintas, antes de ir embora, passo pelo quarto dela, faço uma prece com ela e a mãe e levo alguns presentinhos. Óbvio que isso consome muita energia porque eu me entrego por inteira e sofro muito também por ver a Cida sentindo dor. Porém, nós recebemos um amor incomparável e a energia que damos retorna com força mágica!
As fotos do Hemorio podem ser vistas aqui http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150106194361661.296579.84996441660&type=1 e se desejar fazer algum comentário nas fotos, é só você clicar em curtir na página http://www.facebook.com/pages/Mel-Gama/84996441660 que a janelinha se abre para você.
Para os residentes no Rio, o Hemorio vai começar a selecionar novos voluntários em setembro http://hemorio.org.br/ - interessados devem enviar e-mail para avh@hemorio.rj.gov.br

EDIT em 09/09/2011: Em virtude de alguns acontecimentos ocorridos no Hemorio e principalmente pelo falecimento da Cida (leia Carta Aberta para Cida),  contrariando uma das normas de não se envolver com nenhum paciente e visto que em mim, é o coração quem manda e não a cabeça, preferi me afastar deste trabalho.


A partir de julho, também estive envolvida numa belíssima organização chamada Operação Sorriso e que provavelmente você deve ter visto aqui no meu blog. Este foi um trabalho envolvente e lindo que eu gostei muitíssimo de participar e espero poder estar junto nos próximos anos. Pude ver que até contar historinhas eu ainda sei fazer... :)
As fotos podem ser vistas aqui http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150272459976661.357459.84996441660&type=1
se desejar fazer algum comentário nas fotos, é só você clicar em curtir na página http://www.facebook.com/pages/Mel-Gama/84996441660 que a janelinha se abre para você.

Portanto, como vocês podem ver, minha vida anda "diferente", com muitas emoções rolando e o coração variando da tristeza à alegria rapidamente, pela maneira como me envolvo com as coisas. Entretanto, eu aconselho a TODOS que tiverem um tempinho sobrando em suas vidas, que doem este tempo à alguma causa como voluntário - é extremamente gratificante!

Espero que agora minha inspiração possa ir voltanto aos poucos e que eu continue a produzir alguma coisa para vocês... enquanto isso, curtam comigo esta maravilhosa experiência de se dar ao outro sem pedir nada em troca! ;)

Beijos de luz
Mel

3 comentários:

Alvaro Ennes disse...

Minha linda....sua inspiração não está em falta, está apenas "ocupada" em outras criações que vão além das telas dos computadores.

A sua acupação tem uma explicação REAL e milenar, que alguns chamam de "dízimo", mas em sua forma deturpada, pois voltamos a 2011 anos atrás, onde não haviam bancos mas sim a dedicação de dez por cento do seu tempo para ajudar ao próximo.....mas infelizmente alguns utilizam esse termo para tirar proveito e não oferecer carinho e um pouco de amor e PAZ.
Assistente de anjo trabalha dobrado, mas não deixa a "auréola" cair.....:-)
Grande beijo minha linda....e já estou lustrando minha auréola para amanhã.

Andréa Esteves disse...

Minha nova amiga, vc é muito especial!!!mil bjos!

Mel Gama disse...

Ahhh quanto carinho gostoso! Obrigada meu amor e obrigada a vc tb, Andréa! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...