sexta-feira, 3 de junho de 2011

Operação Sorriso no Rio de Janeiro




De 08 a 16 de agosto, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB) realizará cerca de 120 cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras lábio palatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo), no Rio de Janeiro.
 A triagem acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, na Policlínica Piquet Carneiro (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier) e as cirurgias serão realizadas entre os dias 11 e 16 de agosto, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel). Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital nos dias indicados. Pacientes que residem fora do município, ao se apresentarem na triagem, receberão hospedagem para ele e mais um familiar, transporte e alimentação sem custo. O programa também fará o tratamento pós-operatório dos pacientes operados em 2009.
Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária profissionais não médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas, além da Associação Acadêmica da Operação Sorriso (OSCA). Em todo o mundo, o reconhecido trabalho da ONG é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, para o programa do Rio de Janeiro, a OSB contará com 80 profissionais e trabalhará em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), o Rio Solidário, Marinha do Brasil, o Instituto da Criança, a Colgate Palmolive, a rede Accor e a Ethicon.
“O programa é pensado por completo, indo muito além da cirurgia: montamos uma grandiosa estrutura capaz de acolher os interessados, facilitando o acesso de pacientes e seus familiares. Fazemos uma triagem no primeiro dia e depois selecionamos os casos que serão operados nos demais dias do programa e, para isso, a Marinha do Brasil nos ajuda na logística e no alojamento dos pacientes. Em paralelo, disponibilizamos todos os suprimentos e equipamentos médicos para preparar o centro cirúrgico do hospital parceiro”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB, salientando que todo o material utilizado durante as cirurgias é de alto padrão, em parte doado por empresas, ou adquirido pela organização com critério internacional de qualidade.
O corpo médico é previamente selecionado e passa por um treinamento oferecido pela ONG. Os cirurgiões plásticos responsáveis são especializados em fissura lábio palatina, e coordenados pela equipe da OSB. “O processo de credenciamento dos voluntários médicos é coordenado pelo Conselho Médico da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Parte importante do nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de Saúde, visando à auto sustentabilidade local no atendimento do paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, explica o Dr. Nivaldo Alonso, coordenador do Centro de Cirurgias Crânio Faciais da USP e diretor médico da OSB, reforçando que os interessados em participar podem preencher cadastro no site www.operacaosorriso.org.br.
Os pacientes que não forem contemplados durante o programa deste ano serão devidamente avaliados e cadastrados tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na rede hospitalar local.  “Essa parceria entre a OSB e as instituições locais é fundamental, pois garante o atendimento durante todo o ano para os pacientes do Estado do Rio. Temos grande preocupação em não deixar as pessoas que nos procuram sem atendimento”, declara Clóvis.
O que é fissura Lábio Palatina?
O lábio fissurado, ou fenda palatina, é uma abertura no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um problema congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As consequências da fissura lábio palatal na vida de uma criança vão além da estética e podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

A cirurgia é relativamente rápida. Em média, uma cirurgia no lábio dura cerca de 45 minutos e, na manhã após a cirurgia, o paciente já está liberado para retornar para casa.
Sobre a Operação Sorriso do Brasil
A Operação Sorriso do Brasil é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que se dedica a transformar a vida de crianças e jovens brasileiros portadores da fissura lábio palatina (lábio leporino e fenda palatina).  O objetivo é criar uma ponte entre o trabalho voluntário e o patrocínio de indivíduos e empresas socialmente responsáveis, visando ampliar a autossuficiência no tratamento deste problema nas diversas regiões do país.

O primeiro programa humanitário internacional da Operation Smile em território nacional aconteceu no ano de 1997, na cidade de Fortaleza, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), por meio de um convite especial da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Em 2006, a organização foi registrada legalmente como Associação Operação Sorriso do Brasil (OSB). Hoje, a OSB atua de forma independente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas nacionais, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras.

Desde o início do trabalho da OSB, já foram realizadas mais de 3.500 cirurgias em diversos estados brasileiros, como Ceará, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Alagoas.

Para mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário, acesse: www.operacaosorriso.org.br.
DOAÇÕES:
A OSB oferecerá alojamento para as crianças oriundas de localidades distantes, que não têm onde se hospedar no Rio de Janeiro. Por isso, doações de mantimentos e itens de higiene e limpeza são muito bem-vindas.

As doações podem ser:
  • Alimentos: açúcar; aveia; biscoito doce e/ou salgado; café; mingau; iogurte; leite; maisena; achocolatados em pó ou prontos; ou sucos.
  • Itens de higiene e limpeza: água sanitária; bacia grande e pequena; balde; esponja de aço; bucha de prato; copo descartável; copo plástico; corda de varal; creme dental; desodorante; desinfetante para banheiro; detergente de chão; detergente de louça; escova dental; escova de limpeza; guardanapo; lixeira grande e pequena; papel higiênico; luvas de borracha; papel toalha; pano de chão; pano de prato; pente; prendedor de roupa; rodo; sabão em barra; sabão em pó; sabonete; saboneteira; saco plástico grande e pequeno.
alt
SERVIÇO:
Dias de seleção dos pacientes:  08 e 09 de agosto
Local: Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC) - (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier).
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações:(21) 8848-8788
Datas das cirurgias:11 a 16 de agosto
Local: Hospital Universitário Pedro Ernesto (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel).

Obs.: Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes.

Mais informações
APPROACH
Débora Borges ( debora.borges@approach.com.br)
Bianca Gomes Sallaberry ( bianca.gomes@approach.com.br)
Tel: (21) 3461-4616 ramais 155 e 164
www.approach.com.br 



Sugerimos acessar o site oficial e o blog para maiores informações.
www.operationsmile.org.br
operacaosorriso.blogspot.com

Se você tem alguém que possa nos ajudar sendo parceiro, fazendo doações de alimentos e/ou dinheiro, colocação de cartazes para divulgação, etc., entre em contato e faça sua parte!

Beijos de Luz
Mel

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...