sexta-feira, 25 de março de 2011

Sobre os brasileiros ainda no Japão

Um excelente dia para vocês!

Infelizmente não podemos dizer a mesma coisa de nossos amigos e compatriotas residentes no Japão. Estou há semanas tentando enviar dinheiro para uma amiga residente FORA da área de risco (isto é o que eles dizem mas o que ela me diz é que estão sem água e sem comida). Brasileira, casada com japonês e com dois filhos - uma de 12 e outro de 9 anos. O passaporte está vencido e não há nenhuma forma de se enviar dinheiro para ela pagar as taxas devidas e nem ao menos as taxas podem ser pagas aqui no Brasil.

Já tentei enviar por Western Union mas tive de pedir para o dinheiro retornar porque ela não conseguiria chegar a Tokyo para retirar o dinheiro (perdi quase 80 reais nisso).

Mesma coisa a conta do Banco do Brasil - meu marido fez uma transferência direta da conta dele no BB para a dela (que seria Tokyo mas ela não tem acesso visto que as estradas estão destruídas) há 1 semana e o dinheiro nem saiu da conta. Ninguém do BB sabe explicar nada e perdemos a oportunidade dela poder renovar os passaportes através do Consulado Itinerante que passou nos dias 25 e 26 em Takaoka-Shi, onde ela vive.

As autoridades brasileiras, por sua vez, parecem não estar nem um pouco preocupadas com nosso povo.

Passaportes expirados, sem dinheiro, sem comida, sem água, mas um restinho de esperança de que uma luz possa surgir no fim do túnel e que surja uma oportunidade deles retornarem ao Brasil.

Tenho algum dinheiro que conseguimos arrecadar com alguns amigos mas ainda falta muito para conseguir comprar as passagens. De qualquer forma, não há nenhum meio de se enviar o dinheiro para ela e estou fazendo uma "poupança" com tudo que temos conseguido arrecadar para ver se a "luz" aparece.

Como a esperança é a última que morre (mesmo que a gente morra primeiro), não custa tentar enviar este e-mail aos amigos, autoridades e imprensa, na tentativa de se abrir os olhos de todos e, quem sabe, encontrar uma saída para traze-los de volta!

9 comentários:

Web Town disse...

A sua amiga tem conta em banco japonês? Se sim, há algumas opções.

a) Envie o dinheiro através do Paypal. Uma vez recebido, ela poderá transferir para a conta bancária dela.

b) Faca um depósito bancário internacional para a conta bancária dela.

Emborar familiar a todos, eu particularmente não recomendo o Banco do Brasil pelo motivo que você cita - incompetência. Talvez um banco estrangeiro, como o Citibank, seja melhor para este assunto.

A região dela não foi afetada pela calamidade. A falta de água e comida tem, certamente, outras razões.

Em todo caso, boa sorte!

Mel Gama disse...

Infelizmente ela já tentou transferir para uma conta em banco japonês mas o dinheiro volta para a conta dela.

Você está enganado. Tenho falado com ela diariamente e falta água potável e comida sim. Ela não teria motivo nenhum para mentir com relação a isso. Posso inclusive pedir a ela que envie fotos, caso necessário. Além do mais, sem dinheiro, não há que se falar em comprar alimentos, concorda?

O que ela me disse hoje pela manhã foi de que fez uma estufa em sua própria casa e aguardava germinar.

Quem sabe se você não seria a pessoa indicada para orientá-la? Vou pedir a ela quie entre em contato com vc.

Grata
Mel

Andrea Koga disse...

Saudações a Todos!
Explicando a real situação..
Eu já enviei dinheiro do Paypal pro Banco japones e retornou e toda vez que retorna eu pago taxa e preciso ir a um banco principal acompanhada de alguém que fale bem o idioma e explicar o que eu quero deles para que eles possam me ajudar.O que acontece é que eu moro no interior e as principais agencias desses bancos ficam em Tokyo. :(
Tem muito brasileiro cabeça dura aqui,sabe minha flor!Vc vê eles acham que tá tudo bem,que já passou... Meu marido falou ontem que a fábrica onde ele trabalha está agindo de maneira estranha e ele ta com receio de que eles fechem as portas sem aviso previo.Esses japoneses fazem isso,e muitos ja fecharam as portas,eu to vendo isso acontecer...Fecham uma produção ,recebem o dinheiro e fecham as portas e deixa todo mundo na mão,não paga os empregados. O comentário entre os japoneses é o descaso do governo,eles se sentem traídos,porque o governo está omitindo a real gravidade da situação.A maioria dos alimentos ,sobretudo verdura,leite e frutas estão contaminados e muitos brasileiros nem se dão contam disso.Tem um amigo do meu marido que riu da cara dele quando ele falou de contaminação ,que tomasse cuidado ,e sabe o que ele falou? "Pega nada não..." Meu cunhado tb pensa assim... A realidade pra essas pessoas ,só acontece quando bate na porta deles,porque do contrário,eles não estão nem ai. Quando deu o terremoto que nós sentimos aqui,eu e minha amiga fizemos kit sobrevivencia e o marido dela riu da gente,falando que éramos exageradas ,que não precisava de nada disso.Por ai a gente vê a mentalidade de determinadas pessoas.Esse mesmo é o tipo de pessoa que não vai no mercado e se quer vê as prateleiras vazias e nem se dá conta que o restante pode estar contaminado como as frutas,verduras e legumes e que estão a venda pra qq pessoa ...O governo finge que tá tudo bem e acha que a população ingerindo pequenas porções radiativas,não ficará doente,pelo menos não a curto prazo. É um problema que "depois eles vão resolver"...Essas consequencias só virão daqui uns anos! Muitas pessoas não se dão o trabalho de pensar nisso.Sao as primeiras a ficarem doentes.
Ontem vimos na BBC os EUA se pronunciaram que iriam proibir os voos vindos do JP porque detectaram radiação nas malas dos passageiros...Muita informação via internet está sendo bloqueada.Não consigo acesso a alguns videos sobre o assunto no you tube por exemplo...ai vc coloca um proxy e navega e tá lá os absurdos que nos são omitidos .Os franceses há muito tempo estão falando em "enterrar" a Usina e os japoneses estão teimando em continuar tentando religar os reatores... Essas coisas só ficamos sabendo através da imprensa internacional.
Muitas pessoas que estão aqui não estão se dando conta da real situação .Só vai cair a ficha pra essas pessoas quando elas começarem a sentir os efeitos na propria pele...
Assim que eu for ao mercado vou tirar foto das prateleiras vazias.Falta água potavel .Temos da torneira mas quem tem coragem de tomar agua sabendo que está com radiação? :(
Muitas pessoas só acreditam no que vê,e radiação é um inimigo invisivel...
Abraços a todos!

kate koyama disse...

O que posso fazer para ela de aqui no Japao?

Difícil de entender para mim.
Por favor me diga que o problema um pouco mais simples em Português.
manda e-mail para mim.

kate

Andrea Koga disse...

Olá Kate,enviarei email para você!
Abração!!
Andrea

kate disse...

Obrigada Andrea.
Eu li e agora entendi.
Mandei uma mensagem para voce.
Vamos estudar comigo!!

Andrea Koga - Toyama disse...

Domo Arigatou!! :D

Giovani disse...

Por favor me avisem se a melhor forma de ajudar é doando direto para a conta da Andrea (BB) ou para a da Amélia (Itaú). E para qual seja, por favor me enviem o CPF para transferência online. No aguardo do contato e, desde já, enviando pensamentos positivos.
Giovani Bravin Peres
therain (Infinity Arts)
rain-or-shine.deviantart.com

Mel Gama disse...

Desculpe, deletei o comentário da Andrea porque estava com meu e-mail que vc pode conseguir na lateral - contatos, além de já ter entrado em contato.
Andrea Koga disse...

Olá Giovani! O melhor metodo é enviar para a Mel,e depois ela me repassa. Por favor entre em contato com ela através do email ou do DA.
Deus o abençõe pela generosidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...