sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como perder peso sem perder saúde!

Conforme vamos envelhecendo, a tendência é de acrescentarmos alguns quilinhos extras, especialmente se estivermos na fase da menopausa ou se resolvemos parar de fumar (fumei por 30 anos 3 maços por dia). Eu já sigo para os meus 50 anos e sempre gostei de fazer musculação mas devo admitir que nunca fui chegada à parte aeróbica. Talvez porque eu fui magra demais quando era garota e só depois dos 30 anos e que cheguei a um peso que poderia ser chamado de ideal. Entretanto, de 1 ano para cá, engordei BASTANTE - tenho 1.66m e consegui manter o máximo de 65kg por vários anos, mesmo tendo de começar a fazer a parte aeróbica. Há alguns meses, comecei a verificar que o ponteiro da balança estava contra mim e vi que estava chegando aos 70 kg. Daí comecei a enlouquecer pq eu não queria ficar uma velhota gorducha e eu estava me sentindo literalmente REDONDA! :/

Uma amiga da academia me indicou uma nutricionista para ajudar a balancear minha alimentação - sempre fui adepta das porcarias e de tudo que engorda. Ela me convenceu dizendo que eu iria poder continuar comendo minhas "porcarias", não seria obrigada a comer mato (eu detesto verduras) e ainda assim iria emagrecer. O tratamento é razoavelmente caro e vc tem que fazer a pesagem toda semana e passar por uma nutricionista assistente para ver se extrapolou alguma cota e o peso. O resultado foi MUITO BOM - perdi 6kg em 6 semanas (hoje estou com 63 kg) - sem passar fome e nem deixar de comer minhas porcarias! :D

O Programa chama-se A (açucares) P (proteínas) G (gordura) e tem supervisão de Jaqueline Wisnescky:
Copacabana
rua Constante Ramos 44 Cob. 05 tel.: (21)2235-2517
Barra
Avenida das Américas 500 bl. 23 sl. 305 (Downtown) tel.: (21)3433-7033

Sei que muita gente não tem condição de fazer um acompanhamento deste tipo, então aqui vão algumas dicas que podem ajudar levando-se em consideração que você está com sua saúde em dia (sem problemas hipertensivos, colesterol, cardíaco ou coisas do gênero).

Desde que comecei com a dieta, caminho quase que diariamente uma média de 8km - do Leme ao Posto Seis em velocidade média/alta. Além disso, 3 vezes por semana eu faço musculação na academia durante 30/40 minutos. Se você não está fazendo nenhum tipo de exercício, o ideal é começar caminhando pouco e devagar e aumentando aos poucos. Nâo se esqueça de se alongar antes e depois dos exercícios.

Inicialmente a nutricionista fez uma dieta para mim que se constitui basicamente de:
- Café da Manhã - 2A e 1/2P
- Colação (ou lanche) - 2 A
- Almoço - 3A, 1P, vegetal B (4 colheres de sopa) e vegetal A (à vontade) - aqui eu morro nos vegetais pq não sou nada fã deles... :P
- Lanche - 2A
- Jantar - 1P, 6A, vegetal B (4 colheres de sopa) e vegetal A (à vontade).
- Ceia - 1A
Como eu sou chata pra burro pra comer e AMO batata, farinha, macarrão e carboidrato em geral, tento economizar os "A"s dos lanches e como durante os lanches coisas que não prejudiquem tipo tomate com sal, que eu adoro. E também economizo nos "A"s e "G"s pros finais de semana, assim posso comer as coisas gostosas com meu maridinho (que acabou entrando na dieta por tabela!).

Resumindo drasticamente:
1A = 1 cota de fruta = 1 cs de arroz = 1 fatia de pão de forma sem casca = 1 torrada = 1 cs macarrão
1G = fritura, refogados, azeite, creme de leite, carnes gordas, manteiga, peixes
1P = 1 palma de carne magra, 2 ovos cozidos, 200ml de leite desnatado, 1 fatia de 30g de queijo, 4 fatias de fios magros

Aqui, o exemplo de um cardápio meu:
Café da Manhã:
1 pão de forma se casca com 2 fatias de presunto magro e 200ml de mate adoçado com açucar light (pq eu não gosto de adoçante). 2A + 1/2P
Colação:
2 biscoitos Original Nestlé. 2A
Almoço:
3 colheres de sopa de arroz e 1 panqueca de carne. 3A + 1P
Lanche:
1/2 manga. 1A
Jantar:
1 fatia de pizza de calabresa com 200ml de coca-cola comum e 1/2 fatia de torta. 11A + 1P + 1G
Ceia:
1 tomate com sal.

O ideal, como eu disse, seria fazer o acompanhamento com uma nutricionista que te daria uma tabela com quantas calorias ao dia você poderia consumir.
De qualquer forma, fica a minha dica e espero ajudar no que for possível!

Uma Feliz Páscoa a todos vocês lembrando que 1 língua de gato da Kopenhagen vale 1A! :D

Beijão
Mel

8 comentários:

Anônimo disse...

Sei como é isso amiga.. depois dos 50 manter a forma é um sacrifio no começo depois a gente acostuma e agradece a Deus por ter a oportunidade de manter a qualidade de vida... Outros não têm esse privilégio. Levo muito a sério alimentação saudável etc e tal... Mas comoninguém é perfeito de vez enquando ataco tudo que é trans e muito calórico...
Obrigado pelas dicas....

Taniasimonetti@gmail.com

Creche Nova Esperança disse...

Sei como é isso amiga.. depois dos 50 manter a forma é um sacrifio no começo depois a gente acostuma e agradece a Deus por ter a oportunidade de manter a qualidade de vida... Outros não têm esse privilégio. Levo muito a sério alimentação saudável etc e tal... Mas como ninguém é perfeito de vez enquando ataco tudo que é trans e muito calórico...

taniasimonetti@gmail.com

Mel Gama disse...

Isso ae, amore! Dieta radical é coisa do passado - uma dieta equilibrada, SEM GORDURA TRANS, é tudo de bom e vc faz a escolha certa!
Já reparou que na França raramente vc vê pessoas obesas? A gordura trans é proibida lá! :)
Beijão

beth dourado disse...

Oi mel!!Gostei e concordo plenamente..vamos envelecer mas vamos ser magrinha.Afinal de contas , O verão tá aí daqui a pouco e temos que desfilar em Geribá!!Bjs e ótima Páscoa.

Mel Gama disse...

Beth vc não pode emagrecer! Eu estava uma bolinha e tinha te dito isso lá em Búzios! Daqui há pouco tempo vou estar nos trinques de novo! :D
Beijossssss

Alvaro Ennes disse...

Bolinha é um exagero, pode até falar que estava um pouco mais "carnuda", mas virar palito é D+.....hehehehe
Me Tooooo minha linda....!!!

Alvaro Ennes disse...

A dieta é realmente muito boa e bem balanceada, sem sofrimento, ainda mais que acompanho a sua falta de fome.....e eu só não fico mais em forma porque sou assaltante de geladeira.......:D

Mel Gama disse...

Vc não quer dizer que eu estava uma bolinha pq vc é meu anjo... :D
Mas eu realmente estou gostando da nova qualidade de vida que encontrei... :)
Me toooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...