segunda-feira, 23 de abril de 2018

Síndrome de Borderline? Você sabe o que é?

Você já passou pela situação de estar perto de alguém que você desconhece que possa estar passando por uma situação grave como esta? Hoje vou falar sobre a Síndrome de Borderline.


Vou fazer um resumo de tudo que eu li e aprendi na internet sobre isso. Não sou médica. Se eu falar alguma besteira, por favor, me perdoem e me corrijam. Sei que é uma situação muito delicada e muita gente pode se sentir atingida de alguma forma com o que eu falar. E caso você se identifique, conte seu caso... desabafar ajuda e eu darei o meu melhor para lhe ajudar! 😉👍

A Síndrome de Borderline é também conhecida como Transtorno de Personalidade Limítrofe e é caracterizada por um padrão de emoções com instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade, mudanças súbitas de humor (euforia e tristeza profundos num só dia), gastar dinheiro descontroladamente, comer compulsivamente, desorganização, medo de rejeição e abandono, compulsividade,  abuso de álcool e drogas, irritabilidade e agressividade, medo de ser abandonado por amigos e familiares (por isso geralmente eles se afastam de todos e preferem o isolamento), dificuldades em aceitar críticas, hora de sono irregular, etc. 

Geralmente estes sintomas começam a se manifestar na adolescência e se tornam mais freqüentes no início da vida adulta, até mesmo em função da cobrança gerada pela chegada da idade adulta. Em casos mais graves, pode ocorrer a automutilação e até mesmo o suicídio. Por esta razão é necessário que o “border” seja acompanhado por psiquiatra e terapeuta. 

A Síndrome de Borderline está intimamente ligada à predisposição genética mas no entanto, experiências emocionais fortes quando criança, enfrentamento de doença ou morte de familiar muito próximo, separação dos pais e outras causas também podem levar ao desenvolvimento desta Síndrome. 

Somente o médico poderá fazer o diagnóstico correto e dar o suporte necessário. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes que devem ser indicados pelo médico psiquiatra. Além disso, é recomendável que tenha um acompanhamento com um terapeuta para poder lidar com as suas emoções negativas e saber lidar com seus momentos de estresse. Em raríssimos casos a pessoa pode melhorar sem qualquer tratamento mas só terá a ganhar se puder contar com o apoio médico e terapêutico.    
Achei muito interessante esta lista de dicas que podem ajudar àqueles que são portadores de Borderline:

Como posso ME ajudar se eu tiver a Síndrome de Borderline?

Embora possa demorar algum tempo, você pode sim melhorar com o tratamento. Para se ajudar:

  • Fale com o seu médico sobre as opções de tratamento e siga as orientações.
  • Tente manter uma rotina estável de refeições e horas de sono.
  • Pratique atividades relaxantes ou exercícios físicos para ajudar a reduzir o estresse.
  • Defina objetivos realistas para você.
  • Quebre grandes tarefas em pequenas e defina algumas prioridades. Metas menores são mais fáceis de serem atingidas e geram maior engajamento e motivação.
  • Tente passar algum tempo com outras pessoas e confiar em um amigo ou membro da família.
  • Diga aos outros sobre eventos ou situações que podem desencadear sintomas.
  • Espere que seus sintomas melhorem gradualmente com o tempo, não imediatamente. Seja paciente!
  • Identifique e procure situações, lugares e pessoas que transmitam conforto a você.
  • Continue a ler, estudar e educar-se sobre este transtorno.
  • Não beba álcool ou use drogas ilícitas – provavelmente irá piorar as coisas.

    Aconselho este vídeo que trata muito bem do assunto e dá excelentes dicas:

Espero que este texto possa ajudar de alguma forma – seja algum portador de Borderline, familiar ou amigo. No que eu puder ajudar, conte comigo que darei sempre o meu melhor. Que Deus nos abençoe e proteja todos os que, de alguma forma, estão distanciados da fé pois é ela quem nos fortalece o coração.

Mel



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...