quarta-feira, 15 de março de 2017

Quer ganhar dinheiro no site da Etsy? Esquece!!!

https://www.etsy.com/pt/shop/MelGama
Hoje resolvi falar nas vendas pela internet. ETSY em especial. Em janeiro resolvi que iria abrir um shopping com meus trabalhos (digital e tradicional) para venda. Tudo parecia estar indo de vento em popa e eu estava eufórica acreditando que em apenas alguns passos eu estaria entre os melhores vendedores da Etsy. Uauuu!!! Quebrando a cara! Tive pouco mais de 150 visitas desde que abri minha Loja Etsy, somente UM favorito (que foi do meu marido) e nenhuma venda... Daí eu ficava pensando o que eu estava fazendo de errado, procurava nos fóruns, modificava as tags para ver se "me encontravam" mas nada parece ter sucesso. Desistir? Ainda não... não tão cedo assim! Pode até ser que eu desista mais para frente mas por enquanto, vou deixar aparecer meu lado de teimosa e insistir no que parece não querer dar certo.
Aliás... "dar certo" é uma questão muito duvidosa! O que significa "dar certo"? Na minha página do Deviant Art eu tenho mais de 1 milhão de page-views e sempre reclamei que tinha alguns míseros favoritos quando eu coloco alguma imagem nova. Já estive para fechar a minha página por trocentas vezes - não achei o ponto certo onde se pode ganhar dinheiro com arte digital ou mesmo com pequenas coisas que coloco à venda em meus sites. 
Aliás 2... a única vez que parecia que eu estava "dando certo" com a internet (quando vendia stocks de fotografia para um certo site), fui banida porque alegavam que eu "estava utilizando imagens de propriedade de outra pessoa". Eu fui banida, perdi minha conta e acesso a tudo que eu tinha naquele site e sem direito a defesa. 
Também já fui banida de uma antiga rede social (não me recordo o nome agora) pois achava que meus trabalhos eram "pornográficos". Muito estranha a mentalidade desse povo - sair pelada no Carnaval pode mas mostrar os seios em trabalho artístico não pode... vai entender... 
Voltando ao que nos trouxe aqui: ETSY
Linguagem
- Se você se dá bem com o Inglês, não esquente a cabeça e faça tudo em Inglês. Se cair na bobeira de fazer a página em Português, prepare-se porque a grande maioria do site não está traduzida para o Português. Algumas coisas é possível você mesmo traduzir, mas outras você não tem acesso. 
Preço:
- Faça um apanhado geral do que você pretende vender em outras lojas da Etsy. Não coloque o preço muito alto e nem muito baixo para não desvalorizar o seu. Tenha em mente que você paga U$0,20 (vinte centavos de dólar) por cada produto cadastrado no site e pagará uma comissão a cada venda. Caso seja um produto que você tenha em estoque ou digital, você pode colocar o recadastramento automático e não terá de se preocupar quando o item for vendido.
Redes Sociais:
- O ideal é você utilizar Instagram massivamente, Twitter, etc. Tudo acompanhado de boas imagens de seu produto e só fazendo sua propaganda. Devo confessar que nessa parte eu sou falhada porque não gosto dessa história de ter que seguir milhões de pessoas para ter os seguidores. Pode ser que algum dia eu consiga isso mas ainda não.
Tags:
- São as palavras-chave que levarão as pessoas ao seu negócio. Precisam ser bem destacadas e ter em mente que são estas palavras que levarão seus produtos ao público-alvo.
Categoria:
- Se você colocar o seu produto para venda em uma categoria errada, a pessoa certa não terá acesso a ele. Passeie por outras lojas e verifique exatamente onde as pessoas estão colocando aquele produto. 
Envio:
- Devo confessar que esta é uma parte chata - não tenho a menor ideia de que eu fiz a conta certa para envio dos meus trabalhos e acho que só vou saber quando vender alguma coisa. Eu recorri ao site dos Correios de Portugal para fazer as contas e embuti no preço alguns gastos como caixa e plástico bolha. Consulte o site dos Correios de seu país e verifique - no Brasil, você pode dar uma consultada neste link.
Prazo de Entrega:
- Produtos digitais = entrega imediata (download).
No caso de produto físico, tenha em conta se você já possui o produto para envio imediato ou se depende de algo para fazê-lo. Há a opção de o comprador preencher um formulário solicitando modificações no produto. Como exemplo, segue o link de uma das capas de livro que estão a venda:
https://www.etsy.com/pt/listing/501649844/o-poder-da-prece?ref=shop_home_active_10
Bugs:
- São muitosssss!!! São trocentos bugs no site da Etsy! E não adianta choramingar, reclamar, espernear porque eles até tentam arrumar os bugs mas você terá que conviver bem com eles e aceitá-los porque eles estarão lá!

Se depois disso tudo você ainda continua firme e (tal como eu) vai abrir sua loja no site da Etsy, te desejo boa sorte! Se eu puder ajudar de alguma forma, prometo que farei isso. Por enquanto, a única coisa que posso fazer para te ajudar é oferecer meu humilde espaço para que você possa fazer sua propaganda e se aventurar por este novo mundo.

Beijinhos da Mel

******************************************************* 

EM TEMPO!!!!!!!

A experiência foi um fracasso - as taxas são caras, perde-se muito tempo atualizando a loja e o retorno foi praticamente NENHUM. Não aconselho a tentativa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...